Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 4 DE MAIO DE 2016

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  04/05/2016   Resultados da gestão ruinosa do setor elétrico - A situação em que se encontra a Usina Hidrelétrica Teles Pires sintetiza um dos desastre...     04/05/2016   AB Triângulo do Sol - Boletim informativo | Locais com interdição de pista em 04/05 - A AB Triângulo do Sol informa os locais que passam ...     04/05/2016   RGE integra processos técnicos e comerciais no Centro de Operações em Caxias - Ação garante mais rapidez nas ações de campo da concession...     04/05/2016   CART integra o Movimento Maio Amarelo por um trânsito mais humano - Ações de prevenção e conscientização sobre segurança viária serão rea...     04/05/2016   Itatiaia (RJ) recebe itinerância do BuZum! por meio do Instituto CCR - Com patrocínio da CCR NovaDutra, ônibus que se transforma em teatr...     04/05/2016   A frágil reação da indústria - Há sinais positivos, até no setor de máquinas e equipamentos, mas é cedo para dizer se a produção industri...     03/05/2016   Lojas Renner vê "desarranjo" entre demanda e capacidade de produção da indústria - O presidente da Lojas Renner, José Galló, afirmou que ...     03/05/2016   SOLUÇÃO DE FRONTEIRA DA SITA É IMPLANTADA PARA PROCESSAMENTO DE PASSAGEIROS NO AEROPORTO DE TIJUANA - A SITA, empresa de tecnologia para ...     03/05/2016   LAMSA fornece vacina contra a gripe para funcionários e familiares - Manter a saúde dos funcionários em dia é uma das prioridades da LAMS...     03/05/2016   Terminal de carga do Aeroporto de Petrolina registra crescimento de 121% em abril - O Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto ...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

19/08/2013

Produtividade do Porto de Santos é alvo de crítica

Logística

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Estudo aponta gargalos que elevam custos logísticos e ataca precariedade das rodovias.

O tempo de espera para atracar um navio, o custo do transporte rodoviário e a burocracia nos portos são alguns dos gargalos que atrapalham o comércio internacional brasileiro. Apesar da melhoria na produtividade do porto de Santos, o desempenho ainda está aquém dos grandes empreendimentos portuários do mundo.

Estudo apresentado pelo grupo A.P. Moller-Maersk mostra que o movimentação de atracação por hora (BMPH) do porto santista está bem atrás dos 20 maiores domundo. Enquanto Qingdao, na China, tem índice de 96 BMPH, o porto de Santos registra 64 BPMH.

"Os terminais brasileiros são de nível internacional, mas precisa de infraestrutura para escoar. Aí surgem os gargalos", comenta Roberto Rodrigues, diretor presidente da Mercosul Line, empresa de cabotagem do grupo Maersk.

Na análise da movimentação de contêineres por ano, o porto de Santos ocupa apenas a 42ª colocação, com 3 milhões de TEUs (quantidade equivalente a um contêiner de 20 metros) movimentados em 2012. O Brasil inteiro transportou 8 milhões de TEUs, o mesmo que o porto de Los Angeles. E, pelos problemas estruturais, o aumento esperado de 8% na movimentação para 2013 já teve sua previsão reduzida para 4%. "A expectativa é rever mais uma vez, diminuindo ainda mais", destaca Mario Veraldo, diretor comercial da Maersk Line Brasil.

O motivo para a redução está nos entraves de infraestrutura. Em 2012, o tempo médio de espera para atracar foi de 16 horas. Este ano, em alguns períodos, o intervalo chegou a quadruplicar. "No último mês, teve terminal com tempo de espera de 72 horas. Três dias parado acaba com qualquer programa logístico eficiente", destaca Veraldo.

No entanto, os problemas para o comércio global não se resumem à falta de eficiência do porto. Chegar com a mercadoria e sair com ela também é um desafio logístico. O estudo aponta que o custo do transporte rodoviário para Santos é de 25% a 40% mais caro do que em outros grandes portos. É mais barato enviar um contêiner para a China do que transportá-lo em caminhões de Campinas para Santos.

Além disso, por conta da precariedade das rodovias, há um grande prejuízo com avarias nos produtos transportados. Fabricantes de eletrônicos chegam a perder 1,5% da carga ao enviá-la de Manaus para São Paulo. "O caminhão não é inimigo, sempre vamos precisar dele, mas ele deve ser utilizado em trechos curtos. Temos que ter mais integração entre os modais", destaca Rodrigues, que vê na cabotagem uma opção viável para viagens longas e sem urgência. "Temos um fluxo grande de Manaus para Santos. Leva 15 dias para desembarcar amercadoria, enquanto no caminhão levaria 11 dias, mas o custo da cabotagem é cerca de 20% menor", diz.

Na tentativa de melhorar o transporte rodoviário, o governo aprovou a construção de novas faixas de acesso ao porto de Santos, que será construído pelos administradores do novo terminal BTP, cujo funcionamento foi iniciado na última quarta-feira. A previsão é que o projeto de cinco faixas novas seja concluído em oito meses. "Projetos para solucionar os gargalos se arrastam. Sabemos que não é uma mudança imediata, mas precisa ser tratada como política de Estado, não como de governo. A cada mudança de comando alternam os projetos", critica Paulo Simões, diretor de relações institucionais da BTP.

O estudo também destaca o problema da burocracia, ao classificar a alfândega brasileira como uma das piores da América Latina e Caribe, o que encarece de 4% a 12% o custo de transporte. Além disso, a burocracia assusta os investidores privados. "Nós temos o interesse em participar de concessões, mas não adianta investir em novos terminais se os caminhões ficam parados nas estradas. O governo precisa realmente investir", afirma Peter Gyde, CEO da Maersk Line Brasil.

Diante de tantos problemas, o mercado aguarda ansioso pela Medida Provisória dos portos secos e por um plano com visão de 30 anos para o setor.

O estudo aponta que o custo do transporte rodoviário para Santos é de 25% a 40% mais caro do que em outros grandes portos.

O estudo aponta que o custo do transporte rodoviário para Santos é de 25% a 40% mais caro do que em outros grandes portos.

 

Por Brasil Econômico - André Pires

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Recomendar   Imprimir

Clique para ampliar

Leia Também

Lojas Renner vê "desarranjo" entre demanda e capacidade de produção da indústria

Fique atento aos trechos em obras da CCR MSVia na BR-163/MS

Movimentação intensa de celulose no Porto Novo

Cargill investirá R$ 350 milhões no Porto de Paranaguá

Obras da nova ponte do Guaíba devem parar até o final do mês

Resultados da gestão ruinosa do setor elétrico

AB Triângulo do Sol - Boletim informativo | Locais com interdição de pista em 04/05

RGE integra processos técnicos e comerciais no Centro de Operações em Caxias

CART integra o Movimento Maio Amarelo por um trânsito mais humano

Itatiaia (RJ) recebe itinerância do BuZum! por meio do Instituto CCR

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Federasul

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística