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23/07/2010

Antirradar e blindagem eletromagnética

Artigos / Entrevistas

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A estratégia de defesa marítima ou aérea de qualquer país é fortemente baseada no uso de dispositivos que possibilitam a detecção de um alvo.

Contudo, o que aconteceria se houvesse uma forma de "enganar" os dispositivos? Buscando dificultar ou minimizar a detecção ou visualização ótica, acústica ou por meio de radar, foram criadas técnicas apropriadas de camuflagem, que incluem o emprego de materiais absorventes, mais conhecidos como materiais antirradar.

O avião invisível foi inventado pelos Estados Unidos em 1958 e, desde então, recebe contínuos aperfeiçoamentos dos americanos e de outros países desenvolvidos que têm interesse em ampliar sua capacidade bélica de defesa e de ataque.

O Brasil trabalha nesta área há muitos anos nos âmbitos da Aeronáutica e da Marinha.

Em linguagem simplificada, as radiações eletromagnéticas do radar emitidas por uma fonte só enxergam o alvo quando este está "de frente" para a direção de onde vêm as ondas. Ao atingirem o alvo, as ondas são refletidas de volta para a fonte e o objeto é detectado.

Se o alvo for muito delgado, como uma chapa fina, e estiver de perfil, o radar verá apenas uma pequena tira correspondente à espessura da chapa; a maior parte da radiação passará direto e se perderá no infinito.

Agora, se a referida tira do perfil da chapa estiver recoberta por uma película absorvedora de radar, a radiação incidente nesta superfície poderá ser completamente aniquilada e a fonte das ondas não receberá sinal em retorno.

Os dois princípios básicos de camuflagem antirradar são: um recobrimento absorvedor de radar e o projeto e construção de aviões e navios com um mínimo de "superfície de frente para o radar" ou seção reta radar.

Corpos delgados e superfícies suficientemente inclinadas em relação à direção das ondas do radar incidente ajudam a alcançar tal configuração.

A tecnologia global neste contexto é conhecida como tecnologia de camuflagem contra radiações eletromagnéticas (micro-ondas incluindo as ondas de radar, infravermelho e outros comprimentos de onda) e contra as ondas sonoras usadas num sonar submarino.

Para que seja invisível a radares, toda a superfície do navio que permanece exposta acima da água deve ser revestida com o material.

A radiação incidente do radar ao alcançar a superfície de um alvo pode ser absorvido/aniquilado de três maneiras distintas.

A primeira é por interação magnética com o material absorvedor pela qual a energia da radiação é dissipada nesse material absorvedor sob forma de calor, e não retorna à fonte emissora.

A segunda é pela interação dielétrica semelhante àquela que acontece quando um alimento é aquecido pela energia de microondas num forno doméstico, em que a energia é liberada em forma de calor e não retorna à fonte emissora.

E a terceira, pela condução de corrente elétrica no material absorvedor em direção à estrutura do navio, por exemplo, em que a energia da onda eletromagnética do radar é consumida na geração da referida corrente elétrica no material e não volta à fonte emissora.

Materiais absorvedores devem ser o mais leve possível, aderente à estrutura militar a ser protegida, possuir resistência mecânica para resistir ao esmagamento e ter estabilidade química/eletroquímica no ambiente.

Tsuneharu Ogasawara é coordenador do curso de engenharia de materiais da Escola Politécnica da UFRJ

 

Por Brasil Econômico - Tsuneharu Ogasawara **

 

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