Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 28 DE ABRIL DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  27/04/2017   Cargill reduz movimentação de produtos no Brasil em 2016; avança em obras de logística - A norte-americana Cargill, gigante do agronegóci...     27/04/2017   Dragagem, um serviço essencial - Um dos serviços de manutenção mais importantes do Porto de Santos é a sua dragagem. Devido a suas caract...     27/04/2017   Petroleiras na Venezuela reduzem funcionários expatriados com aumento das tensões - Conforme as tensões políticas na Venezuela crescem, p...     27/04/2017   A russa Rosatom debateu aplicações não energéticas das tecnologias nucleares no Brasil - A Rosatom, estatal russa de energia nuclear, reu...     27/04/2017   ANP quer atrair mais agentes financeiros para leilões de petróleo do Brasil - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíve...     27/04/2017   Transição energética representa risco para petróleo, diz Moody"s - A agência de classificação de risco Moody’s afirmou que a transição en...     27/04/2017   Em reunião, Semar-PI debate sobre exploração de petróleo e gás natural - A Secretária de Meio ambiente e Recursos Hídricos realizou nesta...     27/04/2017   Petrobras planeja reativar em 2019 plataforma onde houve explosão no ES - A Petrobras anunciou que planeja retomar a operação da platafor...     27/04/2017   Geração de energia a gás natural é solução energética para apagões - A instalação de geradores a gás natural vem sendo cada vez mais adot...     27/04/2017   ANTT discute regulamento para planos de investimentos de concessões ferroviárias - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ab...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

23/07/2010

Antirradar e blindagem eletromagnética

Artigos / Entrevistas

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

7,33

3 votos

A estratégia de defesa marítima ou aérea de qualquer país é fortemente baseada no uso de dispositivos que possibilitam a detecção de um alvo.

Contudo, o que aconteceria se houvesse uma forma de "enganar" os dispositivos? Buscando dificultar ou minimizar a detecção ou visualização ótica, acústica ou por meio de radar, foram criadas técnicas apropriadas de camuflagem, que incluem o emprego de materiais absorventes, mais conhecidos como materiais antirradar.

O avião invisível foi inventado pelos Estados Unidos em 1958 e, desde então, recebe contínuos aperfeiçoamentos dos americanos e de outros países desenvolvidos que têm interesse em ampliar sua capacidade bélica de defesa e de ataque.

O Brasil trabalha nesta área há muitos anos nos âmbitos da Aeronáutica e da Marinha.

Em linguagem simplificada, as radiações eletromagnéticas do radar emitidas por uma fonte só enxergam o alvo quando este está "de frente" para a direção de onde vêm as ondas. Ao atingirem o alvo, as ondas são refletidas de volta para a fonte e o objeto é detectado.

Se o alvo for muito delgado, como uma chapa fina, e estiver de perfil, o radar verá apenas uma pequena tira correspondente à espessura da chapa; a maior parte da radiação passará direto e se perderá no infinito.

Agora, se a referida tira do perfil da chapa estiver recoberta por uma película absorvedora de radar, a radiação incidente nesta superfície poderá ser completamente aniquilada e a fonte das ondas não receberá sinal em retorno.

Os dois princípios básicos de camuflagem antirradar são: um recobrimento absorvedor de radar e o projeto e construção de aviões e navios com um mínimo de "superfície de frente para o radar" ou seção reta radar.

Corpos delgados e superfícies suficientemente inclinadas em relação à direção das ondas do radar incidente ajudam a alcançar tal configuração.

A tecnologia global neste contexto é conhecida como tecnologia de camuflagem contra radiações eletromagnéticas (micro-ondas incluindo as ondas de radar, infravermelho e outros comprimentos de onda) e contra as ondas sonoras usadas num sonar submarino.

Para que seja invisível a radares, toda a superfície do navio que permanece exposta acima da água deve ser revestida com o material.

A radiação incidente do radar ao alcançar a superfície de um alvo pode ser absorvido/aniquilado de três maneiras distintas.

A primeira é por interação magnética com o material absorvedor pela qual a energia da radiação é dissipada nesse material absorvedor sob forma de calor, e não retorna à fonte emissora.

A segunda é pela interação dielétrica semelhante àquela que acontece quando um alimento é aquecido pela energia de microondas num forno doméstico, em que a energia é liberada em forma de calor e não retorna à fonte emissora.

E a terceira, pela condução de corrente elétrica no material absorvedor em direção à estrutura do navio, por exemplo, em que a energia da onda eletromagnética do radar é consumida na geração da referida corrente elétrica no material e não volta à fonte emissora.

Materiais absorvedores devem ser o mais leve possível, aderente à estrutura militar a ser protegida, possuir resistência mecânica para resistir ao esmagamento e ter estabilidade química/eletroquímica no ambiente.

Tsuneharu Ogasawara é coordenador do curso de engenharia de materiais da Escola Politécnica da UFRJ

 

Por Brasil Econômico - Tsuneharu Ogasawara **

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Recomendar   Imprimir

Clique para ampliar

Leia Também

Números e overbooking

Escolha não depende só do frete 3

Deixem o país trabalhar

Melhorando seu desempenho logístico através e com as: Pessoas, Processos e Tecnologia

Não existe segurança sem educação

Cargill reduz movimentação de produtos no Brasil em 2016; avança em obras de logística

Dragagem, um serviço essencial

Petroleiras na Venezuela reduzem funcionários expatriados com aumento das tensões

A russa Rosatom debateu aplicações não energéticas das tecnologias nucleares no Brasil

ANP quer atrair mais agentes financeiros para leilões de petróleo do Brasil

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística